Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:
SOBRE O PRÊMIO

O prêmio DESAFIO 2030 - ESCOLAS TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Nas 3 edições realizadas, o prêmio foi direcionado a todas as escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio, EJA e Técnico da Grande São Paulo, havendo possibilidade de expansão nas próximas edições.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os critérios de seleção dos projetos vencedores em cada categoria são:

1. Contexto e relevância do projeto para e escola e comunidade;

2. Transformação da realidade escolar e do território;

3. Número de temas dos 17 ODS que o projeto abrange;

4. Quantidade de atores e parceiros da comunidade escolar e fora dela envolvida;

5. Protagonismo dos alunos, em parceria com seus professores, nos processos de concepção e execução da proposta.

6. Valorização da interdisciplinaridade.

Serão seis projetos premiados, um para cada nível:

  • Educação Infantil

  • Ensino Fundamental 1

  • Ensino Fundamental 2

  • Ensino Médio

  • Educação de Jovens e Adultos

  • Ensino Técnico

 

O envio dos projetos ocorrerá por meio de preenchimento do formulário online que estará disponível até dia 23 de junho de 2019.

CRONOGRAMA

08/04 - Lançamento oficial da 3ª edição do Prêmio e início das inscrições

23/06 - Término do período de inscrição

12/08 - Anúncio dos 3 finalistas por ciclo

22/08 - Cerimônia de Premiação com o anúncio dos vencedores

REALIZAÇÃO
APOIO
 
FINALISTAS 2019
ENSINO INFANTIL

 Compostar é Conectar

Garatuja Educação Infantil

São Paulo/SP

 Soma sua Gotinha

CEI Jardim Três Marias

São Paulo/SP

 Zero Waste Week /

Semana lixo zero

Garatuja Educação Infantil

São Paulo/SP

ENSINO FUNDAMENTAL I

 É meu, é seu, é de todos nós

E.M. Sagrado Coração de Jesus

Diadema/SP

 Estacão Natureza Viver

Colégio Viver

Cotia/SP

 SOS Abelhas

Colégio Sidarta

Cotia/SP

ENSINO FUNDAMENTAL II

 Coletivo Feminista Estudantil

EMEF Sebastião Francisco

São Paulo/SP

Lanche Solidário

Colégio Global

São Paulo/SP

 Mini-floresta de máxima importância: árvores para educação, saúde e bem-estar

EMEF Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira

São Paulo/SP

ENSINO MÉDIO

 PEBA Solidário - Juntos Transformando Nosso Planeta

 

Escola Estadual Pereira Barreto

São Paulo/SP

 Semana da Liberdade e Alteridade

Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo

Barueri/SP

 Sustentabilidade: agir ou assumir consequências?

See-Saw Panamby Bilingual School

São Paulo/SP

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 Da Escola para o Prato "Horta Suspesa"

CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu

São Paulo/SP

 É nosso Direito, tá na Lei

CIEJA Campo Limpo

São Paulo/SP

 Paz, justiça e cidadania – Feira de trocas

CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu

São Paulo/SP

ENSINO TÉCNICO

 Horta Natural e Pedagógica IMIRA CI

ETEC de Heliópolis

São Paulo/SP

 LCLE - Localizador Coletor de Lixo Eletrônico

ETEC Professor Aprígio Gonzaga

São Paulo/SP

 Logística Reversa do Óleo de Cozinha

ETEC de Francisco Morato

Francisco Morato/SP

JURADOS 2019
 

Cecilia França

Psicóloga, formada pela PUC/SP e especialista em Atendimento em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes pela UNIFESP. Desde 2012 trabalha na Fundação Tide Setubal, atualmente na área de Mobilização Social e Redes da FTAS, trabalha com iniciativas que visam contribuir para a superação das desigualdades socioespaciais de periferias urbanas. É uma das autoras do livro “Famílias e Conexões Territoriais – uma experiência no enfrentamento das desigualdades na zona leste de São Paulo”.

Cesar Pegoraro

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Permacultor. Atua há mais de 20 anos em ONGs, Escolas e Gestão Pública com práticas sensibilizadoras para a questão socioambiental. Está na Fundação SOS Mata Atlântica e fez parte das equipes do Instituto 5 Elementos, ISA, Vitae Civilis, Prefeitura de São Paulo entre outros.

Claudia Saleme

Executiva de Sustentabilidade da Brasil Sustentável Editora. Autora da Tecnologia Mottainai - vários prêmios no Brasil. Coordenadora de Comunicação do Movimento Nacional ODS SÃO PAULO. Educadora, Revisora e Docente Universitária. Membro dos Grupos de Educação, Saúde, Empresários e Meio Ambiente pela Sukyo Mahikari do Brasil.

Denise Carreiro

Mestre e doutora em educação pela USP. É coordenadora institucional da Ação Educativa e da Plataforma DHESCA-Brasil e defensora do direito à educação de meninas e mulheres da Rede Internacional Gulmakai/Malala. Foi coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, consultora do WWF, editora da revista Debates Socioambientais do Cedec e coordenadora da articulação Aquiri, de projetos destinados a promover a sustentabilidade socioambiental no estado do Acre. 

Denise Conselheiro

Jornalista e bacharel em direito, pós-graduada em relações internacionais, com treze anos de experiência em projetos de educação e comunicação voltados a causas sociais e ambientais, em organizações do terceiro setor como Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Conectas Direitos Humanos e Ceats/FIA-USP. Atualmente é gerente de educação do Instituto Akatu.

Eduardo Vitale

Agente de Paz, pós-graduado em transformação de conflitos e estudos de paz, bacharel em comunicação social e especialização em gestão de pesquisa. Há dez anos atua nas áreas de educação e desenvolvimento local, desenhando a gestão e condução de processos colaborativos de cultura de paz e sustentabilidade; participando ativamente no levantamento de necessidades de recursos e na execução de programas socioeducativos; utilizando as mais diversas tecnologias de aprendizagem e convivência. É associado e gestor do Instituto 5 Elementos. 

Fernando Beltrame

Voluntário da ONG Rede Nossa São Paulo, coordenou o projeto Hortas Pedagógicas, da prefeitura de São Paulo e Fundação Banco do Brasil, Presidente da ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, Mestre pela Faculdade de Saúde Pública / USP, Bacharel em Engenharia de Alimentos / UNICAMP, MBA. Idealizador da Campanha Sou Resíduo Zero.

Fernando Martins

Bacharel e licenciado em ciências biológicas, com onze anos de experiência em projetos de educação para a sustentabilidade, principalmente em organizações do terceiro setor, como o Instituto Paulo Freire e o Instituto Refloresta. Atualmente integra a equipe de educação do Instituto Akatu.

Juliana Coutinho

Mãe, bióloga e educadora, com especialização em Gerenciamento de Recursos Ambientais, Agricultura Biodinâmica e Pedagogia Waldorf. Associada do Instituto 5 Elementos, atua há 15 anos no relacionamento, educação e mobilização de comunidades no entorno de Unidades de Conservação e na promoção de produtos florestais. Reúne experiências ligadas à articulação e aprendizagem social, educação para a sustentabilidade, formação de educadores, vivências com a natureza. 

Leticia Araujo Moreira da Silva

Graduada em Psicologia pela USP e mestrado em Intervenção Psicossocial pela Universidade de Barcelona. Atua no Cenpec como técnica de projeto com experiência em temáticas relacionadas a educação integral, educação pública, crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, formação de profissionais e gestão educacional.

Mônica Pilz Borba

Pedagoga, especialista em Teoria e Prática do Meio Ambiente, Educação Ambiental, Permacultura e Agricultura Biodinâmica. Fundadora e gestora do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade desde 1993. Foi diretora da UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo e coordenou o projeto EcoAtivos no Instituto Alana. Autora de publicações destacando: Dedo Verde na Escola - Cultivando a Alfabetização Ecológica na Educação Infantil e Atlas para a Sustentabilidade Ambiental na Bacia Hid. do Alto Tietê.

Nazira Arbache

Assessora de Relações Institucionais do CENPEC Educação, onde coordenou o Prêmio Itaú-Unicef por mais de 10 anos. Graduada em Serviço Social e Direito, é doutora em Serviço Social pela UNESP.

Patrícia Otero

Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental e graduada Pedagogia. Fundadora e gestora do Instituto 5 Elementos - Instituto de Educação para a Sustentabilidade. É membro titular da Comissão Interinstitucional de E.A. de SP a CIEA. Foi Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu de 2011 a 2016 onde atuou na formulação e implantação de Políticas Públicas e implantou a PMEA. Autora de publicações: Coleção Consumo Sustentável e Ação - Resíduos Sólidos, Atlas Socioambiental Rios Sorocaba e Médio Tietê e, Avanços e Desafios da Educação Ambiental Brasileira.

Renata Junqueira Ayres Villas Boas

Socióloga, e tem atuado como educadora, pesquisadora e avaliadora de projetos sociais e socioambientais junto a instituições públicas e privadas, nos últimos 15 anos. É associada do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade.

VENCEDORES DE EDIÇÕES ANTERIORES
 
VENCEDORES 2019

ENSINO TÉCNICO

 

Escola ETEC Heliópolis

Projeto: Horta Natural e Pedagógica IMIRA CI

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CIEJA Professora Marlúcia Gonçalves de Abreu

Projeto: Da escola para o prato - "Horta Suspensa"

ENSINO MÉDIO

See-Saw Panamby Bilingual School

Projeto: Sustentabilidade: agir ou assumir as consequências?

ENSINO FUNDAMENTAL 2

EMEF Sebastião Francisco

Projeto: Coletivo feminista estudantil

ENSINO FUNDAMENTAL 1

E.M. Sagrado Coração de Jesus

Projeto: É meu, é seu, é de todos nós

EDUCAÇÃO INFANTIL

CEI Jardim Três Marias

Projeto: Soma sua gotinha

VENCEDORES 2018

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Escola ETEC Heliópolis

Projeto: Que as chuvas sejam sempre bem-vindas

ENSINO MÉDIO

Colégio Santa Cruz

Projeto: Moradia e Comunidade

ENSINO FUNDAMENTAL 2

Instituto Sidarta

Projeto: Ações Sustentáveis Locais em Prol do Rio Cotia

ENSINO FUNDAMENTAL 1

EMEB Profª Annita Magrini Guedes

Projeto: Em Busca de uma Escola Sustentável

EDUCAÇÃO INFANTIL

Garatuja Educação Infantil

Projeto: Todo mundo muda o mundo

VENCEDORES 2017

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Escola ETEC Heliópolis

Projeto: Mobiliário Sustentável

ENSINO MÉDIO

Colégio Bandeirantes

Projeto: Educação para Sustentabilidade

ENSINO FUNDAMENTAL 2

EMEF Duque de Caxias

Projeto: A arte de ocupar os espaços educativos na metrópole

ENSINO FUNDAMENTAL 2

COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Projeto: Agenda Escolar Sustentável

ENSINO FUNDAMENTAL 1

COLÉGIO OFICINA PINDORAMA

Projeto: Aquaponia Vida

EDUCAÇÃO INFANTIL

EMEI DONA LEOPOLDINA

Projeto: Construindo Viveiros de Infância