- Edson Grandisoli
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Educação
O ano de 2015 marca a estreia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos do Milênio (ODM) vigentes até então.
De 8 ODM originais passamos a 17 ODS que possuem uma agenda vital e ambiciosa para melhorar a qualidade de vida, garantir a prosperidade, proteção do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas para os próximos 15 anos.

Entre os 17 ODS, o de número 4 se refere à Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Dentro desse objetivo, existem 10 metas que devem ser cumpridas pelos países signatários até 2030. Essas metas podem e devem ser lidas em http://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/
Devido à sua grande importância do ponto de vista sociopolítico e, claro, educacional, os ODS devem ganhar cada vez mais espaço dentro da escola, servindo como mote para a criação de experiências inovadoras na direção de uma sociedade mais sustentável por meio, por exemplo, do desenvolvimento de práticas em educação para o desenvolvimento sustentável (meta 4.7), bem como garantindo a possibilidade de envolver toda a comunidade na discussão sobre diversidade e busca de soluções para as enormes barreiras que ainda existem em nosso país e no mundo no que diz respeito à garantia ao acesso democrático à Educação de Qualidade.
É, portanto, fundamental que os ODS passem a ser objeto de estudo na escola e comunidade. Vale lembrar que, apesar de os objetivos serem segmentados para facilitar sua compreensão, os temas que eles trazem são interdependentes, ou seja, saúde, educação, combate à pobreza, crescimento econômico, fome, paz, justiça, etc. possuem interrelações que devem ser exploradas valorizando toda a complexidade do mundo contemporâneo.

Dentro desse ponto de vista, os ODS se configuram como uma excelente oportunidade para escola e comunidade criarem efetivamente currículos, cursos e projetos verdadeiramente interdisciplinares e que formem cidadãos críticos, participativos e capazes de tomarem decisões dentro de uma óptica cada vez mais solidária.
Tenho certeza que esse é apenas o primeiro de outros tantos textos sobre o tema e é fundamental nesse momento divulgar e compartilhar as informações e nossas impressões sobre os ODS. A escola e sua comunidade não podem ficar de fora e alheias a essas discussões.
Esse texto foi originalmente publicado no blog Portal do Educador, e está disponível no link: http://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/edson-grandisoli/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-e-educacao-educacao-ambiental