• Douglas Giglioti

O que é Empreendedorismo Social


Com a evolução dos mercados, a mudança do mindset predominante entre gerações e a maior visibilidade entre os problemas sistêmicos da nossa sociedade surgiu um hiato entre as organizações sem fins lucrativos, que possuem em suas missões resolver questões sociais e/ou ambientais, mas sem fonte própria de renda, sobrevivendo da filantropia, e as organizações tradicionais voltadas exclusivamente a maximização do lucro de seus proprietários.

Neste contexto, liderado pelo economista de Bangladesh Muhammad Yunus, fundador do primeiro banco de microcrédito para a população da base da pirâmide das classes econômicas da sociedade, surge o conceito de empreendedorismo social e seus sinônimos e variações, como negócios sociais, negócios de impacto, empreendimentos socioambientais, negócios de impacto, empresas híbridas, entre outros.

Apesar de algumas divergências entre as denominações e os principais atores desse meio, principalmente em relação de como é empregado os dividendos gerados por negócios dessa natureza, todos esses negócios têm seu propósito e a sua vontade de mudar o mundo como o sua principal atividade, ou seja, seus produtos e serviços são apenas instrumentos para fazer com que a transformação e o impacto positivo aconteçam.

E é nesse contexto que a Reconectta se insere. Nós queremos mudar o mundo através da melhoria da qualidade dos nossos relacionamentos com o meio-ambiente, com os outros e com nós mesmos e fazemos isso através da educação para a sustentabilidade pois transformando como desenvolvemos valores sustentáveis nas pessoas é possível mudar os comportamentos de uma geração completa!

E para que isso seja mais grandioso e mais acelerado ainda, a Reconectta foi selecionada para o programa Empreendedores da Mudança, do Sense-Lab, um programa de desenvolvimento de negócios com propósito.

Para que essa transformação seja possível e já mostremos nosso trabalho na prática, criamos uma campanha de Crowdfunding para o programa e para um projeto na rede pública de São Paulo. Se você acredita que podemos fazer diferente, que podemos ser mais humanos e justos nas nossas relações e podemos mudar a forma em que integramos sustentabilidade na nossa educação e no nosso dia-a-dia, segue o link: www.juntos.com.vc/reconectta Obrigada por Reconecttar com a gente! :)


49 visualizações
Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais: