• Livia Ribeiro

Programa AIMIRIM - Horta na escola E.E Comendador Alfredo Vianello Gregório.


No ano de 2016 tivemos o prazer de colocar em prática um grande sonho da Reconectta: realizar um projeto semestral de horta e sustentabilidade em uma escola pública, de forma gratuita para os participantes.

O primeiro desafio era conseguir custear o projeto. Tínhamos uma pequena verba em caixa destinada a projetos socioambientais mas que não seria suficiente para um projeto a longo prazo. Foi durante o processo de aceleração "Empreendedores da Mudança", realizado pelo Sense-Lab que resolvemos arriscar e lançar esse projeto em uma campanha de financiamento coletivo. Sabíamos que, assim como nós, muitas pessoas acreditam na transformação do ser humano através do contato com a natureza, e quem sabe, ficariam felizes de nos ajudar a colocar isso em prática.

Confiamos, e assim foi!

Tivemos 109 apoiadores e conseguimos grande parte do valor estimado para execução do projeto. A escola participante foi a Escola Estadual Comendador Alfredo Vianello Gregório, localizada no Jardim Vergueiro, zona sul de São Paulo, que atende mais de 900 alunos entre ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos.

Ao longo desses 4 meses realizamos formações com os educadores e coordenadores, curso de liderança sustentável com a direção, conversas com funcionários da escola além de encontros semanais com alunos do fundamental I, com o objetivo de integrar as ações e transformar um pequeno espaço que estava ocioso em uma horta escolar.

Os primeiros encontros que realizamos com os alunos foram repletos de descoberta, observação e mão na massa. Reconhecemos o terreno, e juntos conversamos sobre o planejamento das atividades, iniciamos a montagem da nossa composteira, capinamos, preparamos a terra e retiramos muito lixo que existia no terreno. Discutimos sobre como trabalhar o respeito e a cooperação durante nossas atividades na horta e também fora dela.

Alunos e professores se uniram para preparar os canteiros e plantar nossas primeiras mudas, que também foram fruto de doações. Tentamos plantar a maior diversidade possível de espécies de hortaliças, temperos, leguminosas, PANC's (plantas alimentícias não convencionais), e plantas medicinais. Aos poucos as pessoas foram se envolvendo, e o terreno antes abandonado virou um jardim comestível, cheio de vida, de cores, de sabores e de descobertas.

Aprendemos a trabalhar juntos, dividir responsabilidades, lidar com as frustrações, respeitar o tempo das estações a plantar e colher. Aprendemos também sobre a importância do solo vivo e da diversidade para o equilíbrio de todo o sistema.

Na nossa última atividade realizamos a colheita, degustação e celebração desse ciclo! Os alunos colheram as verduras e temperos que plantamos, e juntos, preparamos uma salada somente com coisas da horta e uma água aromatizada com hortelã! Muitos alunos experimentaram verduras cruas pela primeira vez alí, sentados no chão da nossa horta, e gostaram!

E através dessa vivência, nos reconectamos com a natureza e nos reconhecemos como parte dela... e ai começa uma grande transformação.

Agradecemos de coração a cada um que contribuiu para esse projeto acontecer.

“UM SONHO QUE SE SONHA SOZINHO É APENAS UM SONHO. UM SONHO QUE VOCÊ SONHA EM CONJUNTO É REALIDADE."

Veja aqui um vídeo que mostra um pouco do que aconteceu ao longo do projeto.

O projeto virou matéria no Instituto NET|Claro|Embratel

Nossa GRATIDÃO a todos os responsáveis e envolvidos para que esse projeto acontecesse!

Agradecimento especial ao Seu Geraldo, e todos os alunos, pais, funcionários, professores, coordenadores e direção da Escola Estadual Comendador Alfredo Vianello Gregório.

Apoio especial durante as atividades: Rodrigo Steinman e Raissa Zocoller Borba

Doação de materiais: Escola be.Living e Escola Estadual Comendador Alfredo Vianello Gregório

Doação de mudas: Rosana Bernardo, Rodrigo Steinman, professores, pais e alunos da Estadual Comendador Alfredo Vianello Gregório.

Apoiadores da Campanha de Crowdfunding:

Alexandre Fachin

Aline Fanti

Amanda Francielli Pereira

Amauri P Garrido

Ana Carolina Guimarães Antunes

Ana Celia

Ana Cristina Macedo Gutiérrez

Ana Nigro

Ana Paula Okubo

Angelica Caseri

Antonio Ramos da Silva

Beatriz Afonso

Beatriz Picciafuoco

Bia Bello Marques

Bruna RO