• Reconectta

Horta, liderança e diversidade na semana da sustentabilidade na Martin Brower


Durante a Semana do Meio Ambiente, diversas empresas empenhadas em trabalhar a sustentabilidade de uma forma atualizada e inovadora realiza oficinas com a Reconectta. Em 2017, a Martin Brower, empresa do ramo logístico, foi uma delas, que ofereceu oficinas de horta em pequenos espaços para seus colaboradores.


A oficina abordou de maneira simples, porém completa, todos os cuidados básicos de uma horta, apresentando diversas possibilidades para inspirar os participantes a iniciarem uma em suas casas e apartamentos. Eles puderam ter contato com plantas muito conhecidas pela maioria, como hortelã, alecrim e manjericão e também conhecer novas espécies, como por exemplo a capuchinha (uma PANC - plantas alimentícias não-convencionais) e a "quebra-demanda".

Mais do que entender os conceitos teóricos, os participantes colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra, estimulando assim a reconexão com a natureza e colocando em prática o que foi aprendido. Cada um saiu com a primeira muda para sua horta doméstica.


Além dessa visão pragmática, levamos aos colaboradores da Martin Brower o aspecto principal da atividade: a relação da horta com valores humanos praticados na empresa e fora dela. Mostramos como uma horta pode nos ensinar sobre relacionamentos, liderança, resiliência, cuidado, respeito e diversidade (confira mais detalhes em nosso artigo sobre horta e liderança).

As atividades foram bastante elogiadas pelos colaborados, tendo 100% de avaliação positiva. A colaboradora Beatriz S. comentou: “Nunca tive nem muito contato, nem interesse pela terra. Hoje, eu fiquei inspirada e achei interessante a abrangência social que essa atividade promove.”

Não existe sustentabilidade sem uma mudança de cultura, valores e comportamentos. E é isso que buscamos em cada projeto, oficina e programa que desenvolvemos, sempre de forma colaborativa, inovadora e positiva.


91 visualizações
Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais: