top of page
  • Douglas GIglioti

Meu trabalho se resume a apagar incêndios! Você está sendo eficiente ou eficaz como líder?


Você já terminou o dia exausta devido aos inúmeros problemas que teve que resolver e ao mesmo tempo frustrada, com aquela sensação que o dia não rendeu, não foi produtivo? Apesar de parecer sensações antagônicas, seu corpo e mente estão lhe dizendo que você gastou muita energia ao longo do dia nas atividades erradas, e isso é um sinal de insustentabilidade.

Você está sendo eficiente e eficaz como líder? Muitas vezes você pode estar trocando eficácia por eficiência e isso pode ser muito perigoso. Você sabe a diferença?

Ser eficiente está relacionado a quão bem você executa a ação que você se propôs a realizar, e ser eficaz está relacionado o quão esta ação te leva ao seu objetivo, o quão acertada ela é. Por exemplo, em uma viagem de carro, você pode medir a eficiência da viagem pelo consumo de combustível do motor, por exemplo, comparando o que ele deveria consumir com o que foi consumido, e a eficácia pelo destino final: você chegou onde queria chegar?

Chegando no lugar desejado, independentemente se o fez de forma mais lenta ou rápida, mais econômica ou não, você foi eficaz nesse objetivo, o quão bem foi sua performance para chegar lá lhe diz o quão eficiente você foi.

No dia-a-dia escolar, você está condicionado a apagar incêndios constantemente (e é muito eficiente nessa tarefa), mas isso está te levando para o caminho que você quer chegar? Está fazendo com que você seja sustentável e termine o dia com aquela sensação de dever cumprido?

Você logo pensa: eu tento mas eu não posso deixar de atender o pai gritando no telefone, o aluno chorando no corredor e o professor cobrando respostas na porta. O que fazer?

O desenvolvimento de técnicas de gestão de tempo é o primeiro passo para que seja possível usar de forma mais inteligente sua energia sem deixar de atender nenhum demanda importante, sendo eficaz E eficiente, fator fundamental para seu desenvolvimento como um líder sustentável. No próximo artigo (clique aqui para acessar o artigo) compartilharei uma ferramenta para que esse desenvolvimento seja possível.


409 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page