- Douglas Giglioti
5 documentários sobre comportamento humano para assistir no Netflix

Se você se interessa por comportamento humano e documentários que provoquem reflexão e questionamentos sobre seu modo de pensar, agir e viver, o Netflix oferece boas opções! Confira abaixo.
Happy (Feliz, tradução livre)
Esse deve ser o primeiro filme da sua lista. E a razão é muito simples, seu roteiro é dedicado ao que todos nós buscamos: a felicidade.
De pântanos em Louisiana até comunidades indianas, passando por Butão, o documentário traz exemplos de histórias e pessoas e sua visão única sobre a felicidade. Mais do que simplesmente compartilhar trajetórias, o filme levanta questões para a sua auto-reflexão e fontes científicas de vários estudos sobre o tema.
Por exemplo a pesquisa da Universidade de Riverside, que aponta que, em relação à origem das nossas diferenças de nível de felicidade, 50% são genética, 10% das nossas circunstâncias de vida e incríveis 40% provém de atividades que escolhemos fazer para nos tornar mais felizes, segundo a teoria proposta. Abaixo segue o trailer em inglês.
The Altruism Revolution (A revolução do altruísmo, tradução livre)
Este documentário mostra os avanços científicos de pesquisas sobre o altruísmo e a cooperação que neurocientistas, psicólogos, biólogos, geneticistas e diversos especialistas vem realizando.
Ao contrário do “modo” padrão baseado em competição e egoísmo que acreditamos estar em nosso padrão de sobrevivência, as pesquisas indicam o nosso serviço para o bem do grupo como uma característica inata e um importante fator de adaptação e evolução. Vale a pena conferir! Também cita estudos sobre os benefícios da meditação e da psicologia positiva.
Free the mind (Liberte a mente, tradução livre)
Free the mind é baseado nos estudos do renomado neurocientista Richard Davidson, que após um pedido de Dalai Lama, começou estudar o comportamento cerebral em situações positivas.
Seu enredo é baseado em três personagens, uma criança que sofre de crises de ansiedade e dois veteranos de guerra que sofrem do Transtorno Pós-Traumático. Ao longo do documentário são mostradas técnicas como mindfulness, meditação e yoga aplicadas a esses pacientes e alguns dos resultados observados.
Recomendo bastante para educadores pois mostra alguns exemplos práticos utilizados em sala de aula para resolução de conflitos. Um detalhe interessante é que algumas cenas deste documentário também aparecem no documentário citado anteriormente, The Altruism Revolution.
(Dis)Honesty — The Truth About Lies ( (Des)honestidade — A verdade sobre mentiras, tradução livre)
Em uma análise sobre a ciência da mentira, o documentário apresenta o famoso experimento de Dan Ariely em que a honestidade de seus participantes é testada em diferentes situações. Com um enredo envolvente, o documentário traz, além dos experimentos científicos, histórias reais de grandes escândalos norte-americanos envolvendo mentiras, como traição, corrupção, fraudes e manipulações.
O documentário explica o ensaio científico original e ao longo das narrativas mostra as variações do mesmo, o que abre discussões sobre moralidade, motivações, momentos em que mentimos e como o cérebro reage a tudo isso.
Minimalism: A documentary about the important things (Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes, tradução livre)
O mais recente e o menos científico de todos os documentários aqui citados, mostra a vida de pessoas que consomem e possuem o mínimo possível para viver e como estão satisfeitas com esse novo modo de vida.
O questionamento sobre a ressignificação dos nossos hábitos de consumo é a mensagem mais profunda do filme para nossa auto-reflexão. O pouco detalhamento das diversas histórias mostradas e o excesso de cenas sobre a divulgação do livro dos protagonistas do documentário são pontos que poderiam ser melhorados. Mas nada que estrague a mensagem do filme.
Boa sessão Netflix!
Você acrescentaria algum documentário nesta lista? Por favor deixe no comentário!