Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:

Reconectta no Fórum Lixo Zero


O Fórum Municipal Lixo Zero é um evento que acontece todo ano em diferentes cidades no Brasil inteiro e traz a tona uma temática muito importante e urgente: a maneira como consumimos e gerimos nossos resíduos sólidos. São apresentadas propostas de mudança prática que estão em andamento em diferentes contextos por meio da fala de pessoas comprometidas com o propósito de tornar seus espaços cada vez mais sustentáveis.


O diretor Educacional da Reconectta, Edson Grandisoli, foi convidado para participar na edição de São Paulo no painel de Educação Ambiental com a palestra “A mudança da consciência em relação aos resíduos e o que já foi conquistado com processos educativos”. Foi uma oportunidade de apresentar o trabalho que a Reconectta tem feito para que a educação para sustentabilidade esteja cada vez mais presente dentro das escolas.

Ao longo de sua fala, Edson enfatizou que um projeto não termina na implantação de uma lixeira, por exemplo. O sucesso de um trabalho com resíduos sólidos vai muito além disso, da consciência que é gerada a partir das atividades, da forma como os funcionários, professores e alunos vão se comportar em relação aos seus resíduos tanto na escola quanto em sua vida, até as novas discussões que podem ser geradas a partir dessas ações.

Os participantes também foram apresentados a formas eficazes de provocar mudanças dentro das escolas como: aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, ensino baseado em investigação, foco nos valores humanos e marketing social.

A educação é um dos caminhos capazes de causar transformação, mas o trabalho de desenvolver um compromisso com a sustentabilidade é algo que não pode se limitar apenas a um ano letivo, segundo Grandisoli, deve ser feito de forma contínua. "Não se promove a mudança de comportamento e pensamento dentro do limite de um calendário, tudo [...] é um processo de conquista e de conexão, não é à toa que nos chamamos Reconectta!”, finalizou Edson.


41 visualizações