Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:

Reconectte Especial: Equidade de Gênero


O Dia Internacional da Mulher está se aproximando e pode ser uma excelente oportunidade para você discutir sobre o ODS#5 - Igualdade de Gênero - com sua turma.

As mulheres ainda lideram apenas 20% dos negócios e ocupam 10% do congresso brasileiro, mesmo sendo a maioria da população. Em 2017, aproximadamente 6 em cada 10 assassinatos de mulheres foram por parceiros íntimos ou familiares. Temos inúmeros desafios relacionados a esse objetivo e é muito importante que ele seja trabalhado e discutido no espaço escolar.

Separamos aqui alguns conteúdos, materiais, ideias referências para apoiar os educadores na hora de trabalhar esse assunto:

Por que educar as crianças para a equidade de gênero? Leia o artigo produzido por Thatiana Passi.

Clique aqui para acessar a plataforma da ONU Mulheres Brasil, com campanhas e planos de aula para o Ensino Médio.

Conteúdo da plataforma “The World’s Largest Lesson” exclusivo sobre o ODS 5.

O livro “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes” é um best-seller que inspira milhões de garotas a sonhar grande, mirar distante e lutar com bravura. Existe também um podcast com as histórias do livro.

A instituição Plan International desenvolve inúmeros projetos e campanhas para promover igualdade de gêneros nos mais diversos espaços. No site deles têm muita ideia e conteúdos especiais para trazer esse assunto para a escola, como por exemplo a campanha “A Revolução das Princesas”.

Curta de animação da Pixar, chamado "Purl" que fala um pouco sobre o desafio das mulheres no meio corporativo e mercado de trabalho.

Algumas perguntas que podem nortear discussões e projetos interessantes com os alunos:

Por que existe o dia internacional da mulher? O que é equidade de gêneros? Qual a diferença entre equidade e igualdade? As mulheres têm hoje as mesmas oportunidades que os homens? Que tipo de leis, ações e programas existem hoje que ajudam a chegarmos mais perto do ODS5?

"Eu levanto a minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos... não é possível prosperar quando metade das pessoas ficam para trás."

Malala Yousafzai

Tem alguma outra sugestão?

Deixe aqui nos comentários ou envie para livia@reconectta.com. que poderemos incluir em nossa lista.


74 visualizações