Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:

A escola e os ODS


Você conhece os ODS?

Inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e criada oficialmente em 2015 pela ONU, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são uma importante agenda de sustentabilidade que aborda os principais desafios socioambientais atuais. São 17 objetivos e metas globais que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 11 anos, até 2030.

A preocupação com a atual e futura geração nunca esteve tão presente tendo em vista que as consequências ambientais estão cada vez mais próximas e visíveis. Não podemos mais nos ausentar de nossa corresponsabilidade e viver sem considerar os impactos socioambientais decorrentes do nosso atual modo de produção e consumo. É preciso repensar nossos hábitos, mudar nossas atitudes, criar novas soluções que favoreçam o coletivo e a vida.

Dentro desse contexto, a escola desempenha um papel fundamental na formação de jovens protagonistas e críticos, cidadãos que compreendam a complexidade dos impactos de suas ações e seu potencial de colaboração para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Como bem colocado por Gadotti (2009, p.22) “Qualquer pedagogia, pensada fora da globalização e do movimento ecológico, tem hoje sérios problemas de contextualização.”

Os ODS podem (e devem) ser um guia interessante para nortear as discussões e ações prioritárias dentro da escola e da comunidade, inspirando, fortalecendo e conectando, os projetos pedagógicos com os desafios reais da atualidade. Apesar de desafiador, o trabalho com os ODS favorece a interdisciplinaridade, sensibiliza, e mobiliza processos participativos, elementos essenciais para a criação de projetos verdadeiramente significativos e inspiradores.

Conheça mais sobre os ODS e contribua para a implementação dessa agenda!

https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 6, n. 6, oct. 2009. ISSN 1646-401X. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/842>


98 visualizações