top of page
  • Reconectta

Julho sem plástico: você conhece o desafio?


O Plastic Free July, ou Julho sem Plástico, é um movimento global que incentiva as pessoas a reduzirem o uso de plástico durante o mês de julho - e ao longo do resto do ano. A iniciativa foi criada na Austrália em 2011 e desde então tem ganhado adesão em diferentes partes do mundo.


O objetivo principal do movimento é conscientizar sobre o impacto ambiental  negativo do plástico descartável e incentivar as pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis.


Durante o mês, os participantes são encorajados a recusar produtos plásticos descartáveis, fazer escolhas mais conscientes ao comprar produtos e buscar alternativas reutilizáveis e biodegradáveis. A ideia é que as pessoas incorporem hábitos mais sustentáveis e reduzam a quantidade de plástico que consomem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução da poluição plástica.


Para ajudar a dar aquele empurrão necessário na hora de repensar os hábitos de consumo, montamos aqui uma lista com sugestões de séries e filmes sobre o assunto:


Minimalismo já! 

Disponível na Netflix

Traduzido do inglês - The Minimalists: Less Is Now - é um documentário americano de 2021 dirigido por Matt D'Avella. A história se concentra em dois amigos, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, mais conhecidos como minimalistas, que demonstram os benefícios de viver de acordo com o minimalismo. Assista e confira se menos é realmente mais!


Desserviço ao consumidor

Disponível na Netflix

No documentário,  especialmente no episódio 4 "A Farsa da Reciclagem", vemos como empresas introduziram os plásticos descartáveis no mercado, incentivando seu uso até os dias de hoje, mas sem estabelecer uma logística reversa efetiva para seus produtos. Ou seja, sem ser responsável pelo retorno desse material para a cadeia produtiva.


Mares Limpos

Websérie disponível no Youtube

O projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente tem o objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A campanha quer mobilizar governos, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização da necessidade de reduzir drasticamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos, além de apoiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente. 


Um oceano de plástico

Disponível na Netflix

O filme documenta as consequências do nosso estilo de vida, baseado em plástico descartável, e testemunha os impactos que isso pode ter às aves marinhas, tartarugas, mamíferos marinhos e peixes.


História: direto ao assunto

Disponível na Netflix

Aulas curtas de história que usam infográficos e imagens de arquivo. Falam sobre avanços da ciência, movimentos sociais e descobertas que mudaram o mundo. Na temporada 1, ep. 4 falam sobre o plástico: uma criação revolucionária ou catastrófica?  



Eliminar o uso de plásticos no dia a dia é fundamental para reduzir a poluição ambiental, proteger a vida marinha, diminuir os impactos negativos na saúde humana e contribuir no enfrentamento das mudanças climáticas.


Que tal aproveitar as férias para embarcar nesse desafio?





81 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page