top of page
  • Reconectta

O poder das parcerias no enfrentamento da emergência climática

Atualizado: 10 de nov.

Uma reflexão sobre colaboração, ações climáticas, horta agroecológica e educação!


A crise climática é uma realidade que não pode ser ignorada. Ela é um desafio complexo que exige ação imediata e colaborativa de todos os setores das sociedades. O poder da colaboração entre empresas, governos, sociedade civil, escolas e comunidade é fundamental para gerar as mudanças que tanto precisamos. À medida que mais parcerias são formadas e mais recursos são direcionados para a educação e ações climáticas, caminhamos na direção de um presente e futuro mais sustentável e justo para todos.


O objetivo é comum: informar, educar, inspirar e agir. A crise climática é um desafio global que requer ação local, e parcerias são a chave para transformar essa ação em realidade.


Educação Climática nas escolas


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), com o apoio da empresa Lord, desenvolveram junto com o Movimento Escolas Pelo Clima (EpC) uma ação inédita: o projeto “Educação Climática nas Escolas”, voltado a educadores e estudantes da rede pública municipal. O objetivo foi formar educadores e educadoras para que, junto com seus estudantes, criassem e implantassem diferentes ações climáticas nas escolas de tempo integral da rede, as quais se tornaram pioneiras desse movimento na região.



"A criação de ações dirigidas aproxima a temática do clima à realidade da escola, do currículo e da comunidade, estabelecendo uma conexão importante entre as ações humanas e a mudança climática, bem como despertando nossa capacidade de colaborar com medidas de enfrentamento em diferentes escalas e envolvendo diferentes atores”, explica o diretor educacional do Movimento Escolas pelo Clima, Edson Grandisoli, ao falar sobre a importância do projeto.


A iniciativa envolveu, até o momento, duas escolas municipais de tempo integral de Sorocaba: E.M. “Prof. Amin Cassar”, no Jd. Santa Cecília e E.M. “Jaci Dourado Matielli”, no Jardim Montreal, na Zona Oeste da cidade.


Na primeira fase do projeto, o foco foi a formação de cerca de 60 educadores das escolas, que passaram por atividades conduzidas pelo EpC, tais como aulas e palestras, abordando aspectos sobre a situação climática, além do acompanhamento e assessoria na elaboração de projetos voltados ao enfrentamento da emergência climática na região.


A segunda etapa foi a formação dos voluntários do Projeto Eco, da Lord, sobre Emergências Climáticas, ministrada pelo Prof. Dr. Edson Grandisoli, diretor do Movimento Escolas pelo Clima. Neste encontro, ele também apresentou os projetos criados pelas educadoras das escolas participantes.


A terceira fase foi o momento de colocar a mão na massa. Foram realizadas ações de plantio de mudas e construção de hortas agroecológicas junto com estudantes e educadoras das Escolas Municipais “Amin Cassar” e “Jaci Dourado Matielli”, contando, ainda, com o apoio fundamental dos voluntários do Projeto Eco da Lord. Foram ainda desenvolvidos projetos ligados à gestão de resíduos, reaproveitamento de materiais, entre outros.



Foi uma enorme alegria contar, também, a parceria e o suporte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) da Prefeitura de Sorocaba, que realizou a doação de mais de 50 mudas de árvores nativas do Cerrado e colaborou com as atividades de plantio.


Os estudantes e as educadoras puderam, igualmente, aprender um pouco mais sobre a importância da conservação e regeneração da natureza e de nossos recursos para a manutenção da vida, sendo que as escolas participantes, como um todo, poderão usufruir dos benefícios gerados.


“É muito positivo podermos ter nossos alunos da rede municipal participando de uma iniciativa tão alinhada com a ideia de sustentabilidade, podendo contribuir diretamente e com criatividade para a elaboração de novas soluções que tenham esse propósito”, afirma o secretário da Educação, professor Marcio Carrara.



“Apoiar esse projeto inédito, para a formação de jovens a respeito de temas, como sustentabilidade, economia circular, gestão de resíduos e proteção do clima, é de fundamental importância para nós, pois nosso objetivo é contribuirmos continuamente para gerar um impacto positivo na sociedade”, destaca Herman Moura, presidente da Lord.


No início do ano que vem (2024), as escolas produzirão, em parceria com o Movimento Escolas pelo Clima, um e-book descrevendo as ações climáticas desenvolvidas nas escolas. Ele será distribuído gratuitamente para toda a rede e todo o Brasil como modelo de parceria em prol do clima e das pessoas.


E se você se interessa por hortas agroecológicas e quer entender um pouco mais sobre a relação com a emergência climática, produzimos um texto sobre o assunto aqui.


Edson Grandisoli é diretor educacional da Reconectta e do Movimento Escolas pelo Clima. É Biólogo, Ecólogo, Doutor em Educação e Sustentabilidade, Pós-doutor pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. Assessor da UNESCO, formador de professores, palestrante e editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade.


Sobre o Movimento Escolas Pelo Clima

Com mais de 650 escolas signatárias, entre públicas e particulares de todo o País, do Paraguai e de Portugal, representando mais de 335 mil estudantes e 35 mil educadores, o Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade de escolas comprometidas com a agenda climática. A iniciativa é gerida pela Reconectta, negócio de impacto social certificado pelo Sistema B, que atua com educação climática nas instituições de ensino.


Sobre a Lord

A Lord é uma empresa genuinamente brasileira, especializada no desenvolvimento e na produção de filmes e embalagens plásticas flexíveis, com quase meio século de experiência, atendendo ao mercado nacional e internacional. A empresa, que atua na região de Sorocaba, adota práticas em suas operações fundamentais baseadas nos pilares social, econômico e ambiental para promover o desenvolvimento sustentável do negócio e impactos positivos na comunidade.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fake News

bottom of page