Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:

Ser mais sustentável: uma questão de escolhas

02/06/2015

Quanto você escuta a palavra “sustentabilidade”, quais outras vêm em sua mente? Preservação, meio ambiente, consumo consciente, recursos naturais? Essas são algumas das que mais escuto quando faço essa pergunta para as pessoas.

 

Poderíamos falar aqui sobre cada uma delas, sobre o que é sustentabilidade, sobre causas e consequências da crise hídrica, dicas de como plantar em casa, mas minha proposta nesse artigo é trazer algo um pouco mais profundo e reflexivo, acerca da seguinte palavra: escolha.

 

Todas as nossas ações e comportamentos são resultados de escolhas: ir de carro ou de ônibus? Comer um hambúrguer de uma rede fast food ou uma salada de produtos orgânicos? Dar bom dia para o porteiro ou passar reto com a cara séria? Mobiliar a casa com madeira certificada ou comprar de um lugar qualquer que eu não sei a procedência, mas que é mais barato? Algumas são mais conscientes e bem complexas. Outras, são tão simples e rotineiras que já viraram hábitos. E pasme: nós temos escolha sobre tudo o que acontece em nossa vida. Não temos o poder em controlar se vai chover ou não na Cantareira, claro. Mas temos a escolha de como iremos agir e nos comportar perante isso.

  

Entretanto, o que muitas vezes não paramos para pensar é que todas as nossas decisões geram impactos. Impactos positivos ou negativos, de grande ou pequena magnitude, em você mesmo, em uma pessoa ou em muita gente. Gostaria de propor uma reflexão, aproveitando o gancho da semana mundial do meio ambiente: quais são os impactos de suas escolhas atuais? Pense primeiro nos impactos em você mesmo, depois nas pessoas mais próximas a você, até chegar nos impactos no meio em que você está inserido (pessoas, recursos naturais, biodiversidade e etc.).

 

Pense nos impactos positivos e negativos. São esses que você quer causar? Como estaria nosso planeta atualmente se todas as pessoas tivessem as mesmas escolhas que você?

 

Dá trabalho começar a ter outras escolhas? Certamente. Dá trabalho ser mais sustentável? Claro que dá. Cada um tem seu tempo e seu momento de transição e mudança interna. Porém, ela precisa acontecer. Nós temos que começar a enxergar os impactos de nossas escolhas. Não estamos sozinhos em nosso planeta. Nós precisamos uns dos outros para viver, precisamos da biodiversidade, precisamos dos recursos naturais. Nós só existimos porque o outro existe.

 

Eu, pessoalmente, acredito que a sustentabilidade é um valor e que é o caminho a ser seguido. A escolha a ser feita! Creio que as pessoas estão aos poucos começando a ter essa consciência e atitude, e estão enxergando, assim como eu, que é um caminho sem volta.

 

Esse texto foi originalmente publicado no blog Baroni Salsa, e está disponível no link: http://baronisalsa.com.br/ser-mais-sustentavel-uma-questao-de-escolhas/​

 

 

Please reload

Reconectte!
Receba nossos conteúdos exclusivos:

Faça parte da nossa lista de e-mails e não perca nada! Fique em contato com a gente e receba artigos e conteúdos exclusivos.

Não se preocupe que não mandaremos spam e você pode se descadastrar quando quiser. ;)

Please reload

Categorias:
Destaques

PokéPlantGO: quando escutamos as crianças, ideias maravilhosas podem surgir

1/5
Please reload

Recentes
Please reload