Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:

A arte de vivenciar ciclos completos: a permacultura em nosso dia-a-dia

Fui convidada pela Lívia para escrever um texto no blog da Reconectta e, gostaria de dividir com vocês leitores um pouco sobre o que é e como podemos aplicar a Permacultura e, quem sabe assim, tocar cada um de maneira especial. 

Para quem não me conhece, sou a Roberta, menina mulher sempre apaixonada pela natureza e pelas pessoas que fazem deste nosso Planeta Terra um pouquinho melhor a cada dia. Formada em Engenharia Ambiental e, permacultora de cabeça, coração e ação.

 

A permacultura foi criada na Austrália em meados dos anos 70, baseando-se no modo de vida integrado à natureza das comunidades aborígenes tradicionais deste país. O termo é originado da expressão “permanent agriculture” que significa agricultura permanente. Na ocasião do surgimento da permacultura a ideia era descrever um sistema integrado (animais e vegetais) que se perpetuassem naturalmente e que fosse útil aos homens.

 

Hoje, a dimensão da permacultura vai além da produção de alimentos em propriedades rurais, e pode ser utilizada com o intuito de administrar e aprimorar todos os esforços que a sociedade vem fazendo para a criação de um sistema mais sustentável. Diversos temas são abrangidos pela permacultura tais como água, produção de alimento, geração/consumo de energia, convívio social, entre outros.

 

 

 

O principal objetivo da Permacultura é poder identificar como fechar ciclos! Quer um exemplo? Vamos utilizar o ciclo dos alimentos em um apartamento: os alimentos são produzidos na horta própria do apartamento, os mesmos são consumidos, da maneira mais integral possível, os restos dos alimentos são encaminhados para a compostagem, que também pode ser feita em seu apartamento e, após a decomposição, o composto é utilizado na horta que iniciou este ciclo, finalmente o fechando....e o iniciando novamente.

 

E você, consegue ver como a permacultura pode estar em sua vida? Consegue identificar ações em seu dia-a-dia que o tornem mais “permacultural”? Quantos dos ciclos da sua vida você tem participado ativamente do seu começo, meio e fim?

 

 

Please reload

Reconectte!
Receba nossos conteúdos exclusivos:

Faça parte da nossa lista de e-mails e não perca nada! Fique em contato com a gente e receba artigos e conteúdos exclusivos.

Não se preocupe que não mandaremos spam e você pode se descadastrar quando quiser. ;)

Please reload

Categorias:
Destaques

PokéPlantGO: quando escutamos as crianças, ideias maravilhosas podem surgir

1/5
Please reload

Recentes
Please reload