Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:

Começamos a horta na E.E. Comendador Alfredo Vianello Gregório!

17/10/2016

Em agosto iniciamos nossas primeiras oficinas do projeto de Horta escolar na E. E. Comendador Alfredo Vianello Gregório, localizada na zona sul de São Paulo. Ao longo desse segundo semestre realizaremos formações com os educadores, coordenadores, direção e funcionários da escola além de encontros semanais com alunos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de transformar um pequeno espaço que estava ocioso em uma horta comunitária. 

 

A realização deste projeto só está sendo possível graças à colaboração de muitas pessoas! Pessoas que se disponibilizaram a ajudar durante as atividades, que doaram materiais, sementes, mudas, ou ainda que contribuíram financeiramente através do financiamento coletivo (crowdfunding) que fizemos. E essa rede de pessoas unidas nos faz lembrar do quanto o coletivo é forte, e que juntos podemos fazer grandes transformações.

 

Os primeiros encontros que realizamos com os alunos foram repletos de descoberta, observação e mão na massa. Reconhecemos o terreno, conversamos sobre o planejamento das próximas etapas, iniciamos a montagem da nossa composteira, começamos a capinar, preparar a terra, retirar o lixo e a separar os materiais que poderíamos reutilizar nos canteiros. Fizemos alguns cartazes informativos e discutimos sobre como trabalhar o respeito e a cooperação durante nossas atividades na horta e também fora dela.

 

Foto do Sr. Geraldo nosso parceiro de projeto e do espaço que estava abandonado e que será utilizado para o plantio da nossa Horta.

 

E assim a horta vai nascendo neste espaço e dentro de cada um. É além de tudo um espaço de discussão e aprendizagem sobre a vida. Sobre o semear, cultivar e morrer. Sobre autonomia, paciência e cuidado. Uma sala de aula sem paredes, onde aprendemos com a natureza. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprendemos a trabalhar juntos, dividir responsabilidades, lidar com as frustrações, respeitar o tempo das estações. Aprendemos a plantar, colher e também sobre a importância do solo vivo e da diversidade para o equilíbrio de todo o sistema. E através dessa vivência, nos reconectamos com a natureza e nos reconhecemos como parte dela... e aí começa uma grande transformação. 

 

Quer participar dessa transformação e colaborar com esse projeto de alguma forma?

Entre em contato pela responsável do projeto, Aline Fanti, pelo e-mail aline@reconectta.com. TODA ajuda é bem vinda: doação de mudas, mão de obra voluntária nas atividades e até mesmo registros e videos fotográficos. :)

 

 

Please reload

Reconectte!
Receba nossos conteúdos exclusivos:

Faça parte da nossa lista de e-mails e não perca nada! Fique em contato com a gente e receba artigos e conteúdos exclusivos.

Não se preocupe que não mandaremos spam e você pode se descadastrar quando quiser. ;)

Please reload

Categorias:
Destaques

PokéPlantGO: quando escutamos as crianças, ideias maravilhosas podem surgir

1/5
Please reload

Recentes
Please reload