Reconectte você também!
Receba novidades e nossos conteúdos exclusivos:
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:

Prêmio Desafio 2030 abre inscrições para projetos escolares ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

08/04/2019

Este ano, iniciativa também aceitará projetos desenvolvidos por escolas do ensino técnico

 

Propósito é reconhecer trabalhos inovadores alinhados à Agenda 2030, que orienta os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros frente ao tema

 

Inscrições vão até 16/6

 

São Paulo, 10 de abril de 2019 – Com o objetivo de estimular cada vez mais a cultura da sustentabilidade dentro das escolas, o Instituto Akatu, a Reconectta e a Virada Sustentável se unem mais uma vez para realizar a terceira edição do “Prêmio Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo”, que conta ainda com o apoio do Instituto 5 Elementos. As inscrições estarão abertas entre os dias 8/4 e 16/6 para todas as escolas públicas e particulares da grande São Paulo. A divulgação dos finalistas será no dia 12/08.

 

A iniciativa tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030, formada por um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

 

Serão premiados projetos em seis categorias, de acordo com o nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e, pela primeira vez, Ensino Técnico. 

 

“Percebemos o real valor da palavra incentivo ao vencer o Prêmio Desafio 2030. Esta premiação reverberou para além dos muros da escola, comprometendo e motivando nossa comunidade. Participar do prêmio foi um desafio, conquistá-lo foi uma glória e fazer valer esta premiação tornou-se um compromisso diário", José David de Souza, diretor da EMEB Annita Magrini Guedes, escola de São Bernardo do Campo vencedora da categoria Fundamental I na edição 2018.

 

 

Para concorrer, a escola deverá preencher um formulário disponível no site do Prêmio Desafio 2030 (www.desafio2030.com). A seleção dos projetos vencedores será realizada por profissionais renomados das áreas de Educação, Meio Ambiente e Literatura. Três finalistas serão escolhidos para cada categoria. Os projetos vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto de 2019, em evento aberto ao público na Unibes Cultural, durante a programação da Virada Sustentável de São Paulo. As escolas premiadas receberão um certificado e um troféu, além do reconhecimento público pela sua contribuição junto aos temas dos 17 ODS. Outra novidade para este ano é que os projetos que se destacarem farão parte de um e-book da iniciativa.

 

"O Prêmio Desafio 2030 é o reconhecimento ao esforço coletivo da nossa equipe, que sempre acreditou que educação e sustentabilidade são valores indissociáveis e fundamentais para a formação de cidadãos e de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável”, Ana Célia Campos, diretora da escola Garatuja, vencedora da categoria Educação Infantil em 2018.

 

Critérios de seleção

 

Os critérios de seleção dos projetos vencedores em cada categoria serão os seguintes:

1. Contexto e relevância do projeto com a realidade escolar e com os 17 temas dos ODS;

2. Transformação da realidade escolar e do território;

3. Número de temas dos 17 ODS que o projeto abrange;

4. Quantidade de atores da comunidade escolar e fora dela, bem como parceiros de conteúdo e ação;

5. Protagonismo dos alunos no processo em parceria com seus professores.

 

Em 2018, o Desafio contou com a participação de mais de 42,8 mil alunos da rede pública e particular. Foram 79 projetos inscritos, de 58 escolas, o que representou um crescimento de 80% das inscrições em comparação à primeira edição, realizada em 2017. A participação de escolas públicas aumentou 264%, saindo de 11 projetos inscritos em 2017 para 40 no ano passado. Para 2019, a expectativa é manter essa taxa de crescimento, chegando a 140 projetos inscritos.

 

Sobre o Akatu

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Tem como proposta e objetivos contribuir para a mudança de comportamento do consumidor, a partir de duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo, que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

 

Sobre o Edukatu

Projeto do Instituto Akatu, o Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e da sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. Desde 2013, o Edukatu já soma mais de 200 mil pessoas impactadas e comemora os mais de 30 mil alunos, 8 mil professores e 3 mil escolas cadastrados em sua base, em todo o Brasil.

 

Sobre a Reconectta

A Reconectta é um negócio social certificada pelo Sistema B que nasceu para contribuir com a construção de um mundo mais sustentável, resiliente e justo. Leva os valores e a cultura da sustentabilidade a escolas por meio de experiências educacionais e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Sobre a Virada Sustentável

Virada Sustentável é um festival anual que envolve a participação de centenas de organizações da sociedade civil, artistas, universidades e escolas, órgãos governamentais e empresas. Promove conteúdos e atrações nas áreas de Cultura, Ação e Conhecimento e sua programação é orientada pelos 17 Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável, em parceria formal com o PNUD-Brasil.

 

Informações para imprensa:

In Press Porter Novelli

Alessandro Abate

Tel.: 55.11. 97953-3213

alessandro.abate@inpresspni.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Reconectte!
Receba nossos conteúdos exclusivos:

Faça parte da nossa lista de e-mails e não perca nada! Fique em contato com a gente e receba artigos e conteúdos exclusivos.

Não se preocupe que não mandaremos spam e você pode se descadastrar quando quiser. ;)

Please reload

Categorias:
Destaques

PokéPlantGO: quando escutamos as crianças, ideias maravilhosas podem surgir

1/5
Please reload

Recentes
Please reload