• Livia Ribeiro

5 indicações de livros sobre educação e sustentabilidade

Ah, os livros.. Nossos grandes companheiros e aliados. Aliados para mais conhecimento, reflexões, utopias, criatividade, histórias, cultura e muito mais.


No dia mundial do livro, selecionamos 5 indicações para quem quer se aprofundar um pouco mais na educação e sustentabilidade. (Foi difícil indicar apenas 5, viu? )


E para você, que livros marcaram seu aprendizado na construção de escolas sustentáveis e futuros possíveis? Coloque aqui nos comentários.


1 - Escolas Sustentáveis

Atores: Juscelino Dourado; Fernanda Belizário, Alciana Paulino

Editora: Oficina de Textos


O livro "Escolas Sustentáveis" relata experiências vividas na prática em espaços educadores, com todos seus desafios, planejamentos, ações desenvolvidas e lições aprendidas.

Traz também um referencial teórico muito relevante sobre o trabalho com educação ambiental em escolas, seus princípios, marcos legais, diretrizes e políticas públicas.



2 - Educação infantil como direito e alegria

Autora: Lea Tiriba

Editora: Paz & Terra


"A cada dia este livro de Lea Tiriba se torna mais urgente." - Maria Malta Campos


O livro discute a origem e as consequências individuais e coletivas do que a autora chama de "emparedamento" das crianças nas escolas. Lea Tiriba aponta caminhos possíveis para uma educação comprometida com o bem-estar das crianças e do planeta, trazendo concepções e práticas que (re)conectem o ser humano à natureza.


A autora define 5 desafios orientadores:


1) Reconectar-se com a natureza, desemparedar;

2) Dizer não ao consumismo e ao desperdício;

3) Redesenhar os caminhos de conhecer;

4) Dizer sim às vontades do corpo;

5) Aprender-e-ensinar a democracia.


"Sua proposta é reinventar os tempos, os espaços e as rotinas das instituições de educação, possibilitando que as crianças tenham acesso ao ambiente natural como condição para manter viva a potência infantil."


3 - Pedagogia da Terra

Autor: Moacir Gadotti

Editora: Peirópolis


"Neste livro, Moacir Gadotti viaja com a mente de um filósofo e o coração de um poeta. Com sensibilidade e competência orienta-nos o olhar na perspectiva da ecopedagogia, ensinando-nos, entre outros saberes, que da janela do quintal podemos ver o mundo." -


Palavras de Ângela Antunes, diretora técnico-pedagógica do Instituo Paulo Freire.



4 - Educação e sustentabilidade

Autora: Maria Alice Setubal

Editora: Peirópolis


O livro "Educação e Sustentabilidade" levanta importantes reflexões sobre o desafio da educação para a construção de uma sociedade pautada em valores sustentáveis. É pautado na experiência de encontros de formação que aconteceram no projeto Educar na Cidade, do Cenpec.


Esse é um importante livro para a formação de professores e educadores sociais!


5 - Alfabetização ecológica

Autor: Fritjof Capra

Editora: Cultrix


O livro Alfabetização Ecológica traz os conceitos de Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização, localizado em Berkeley, na Califórnia. A obra reúne uma série de trabalhos realizados pela rede de parcerias do Centro, mostrando teoria e prática de cada um com base em pensamento sistêmico, ecologia e educação.


87 visualizações0 comentário